terça-feira, 13 de novembro de 2012

MAIS SOBRE QUEDA DE CABELO AUTO-INDUZIDA





Desde que a Dra Regina Betz, geneticista da Universidade de Bonn, Alemanha, encontrou o gene causador uma forma hereditária rara de perda de cabelo, a hipotricose simples, muita coisa andou no campo da pesquisa cientifica voltada para o estudo do cabelo.

Um trabalho conduzido pela equipe do dr. Rucker Wright , no  Departamento de Dermatologia da Universidade Johns Hopkins,  Baltimore, Estados Unidos, mostrou evidências de que algumas práticas de cuidado do cabelo em  garotas jovens afro-descendentes americanas, com idades de 1 a 15 anos,  estão associadas a queda e até calvície induzida. Um total de 99% das meninas avaliadas apresentava quadro de oleosidade excessiva no couro cabeludo e cabelo. Rabos de cavalo e  tranças foram usados por 81% das meninas nos últimos 12 meses. No total, 80%  delas usaram chapinha para alisar os fios e 42% usaram relaxantes químicos. A perda parcial do cabelo acometia fortemente quem estava habituada a usar cabelos trançados tipo dreads.  Mas o que me deixou surpresa foi o fato de que 61% delas  relataram lavar o cabelo  somente a cada 2 semanas!
Gente sabemos que nosso país é constituído de uma população miscigenada, com forte influência da raça negra africana. Por conta do medonho histórico de escravidão, no século XVIII desembarcaram aqui 1 milhão e 600 mil africanos. O último Censo, realizado em 2010, mostrou que o Brasil não é um país de população majoritariamente branca, pois 96.795.294 pessoas se declararam “pretas” ou “pardas”, totalizando 50,74% do total, ao passo que 91.051.646 se disseram “brancas” (47,73%).
Então a tipologia majoritária do cabelo da mulher e do homem brasileiro obedece a um padrão de fios ultra crespos e frágeis, com grande tendência oleosidade. Esses são fatores que colaboram diretamente para a fragilidade da haste em relação a quebra. Associado a essa morfologia natural, os hábitos de tratamentos químicos, como o alisamento  e relaxamento químico, o cabelo afro-descendente no Brasil é suscetível queda pela quebra.
E?
E o que fazer? Dá para ajudar a vida e qualidade do fio de cabelo com atitudes simples. Aliás mais “não faça isso”, do que “ faça isso”, veja...Ingerir proteínas pobres em gordura animal, adotar uma rotina de higiene usando produtos bem formulados para  limpeza suave, não prender ou trançar os fios, tensionando em demasia, não se submeter a alisamentos ou qualquer tratamento químico agressivo, entre estes também a tintura e descoloração. Adote o visual crespo sim, e seja você. Muito mais saudável, muito mais bonito(a)!

OLHEIRAS?


OLHEIRAS? Olhe por outro lado!



É só começar novembro que o relógio dispara e o tempo se escoa numa velocidade que parece cada vez maior. A vida agitada traz inúmeras conseqüências negativas para o corpo e a mente e tudo se reflete no rosto e na aparência. Olheiras profundas ou suaves são a demonstração clara de que algo não caminha bem....

São vários os  fatores que  levam à aparência final das olheiras. A genética tem um importante papel, uma vez que o escurecimento ao redor dos olhos aparece mesmo em plena juventude. Se você tem pais e avós que sofrem ou sofreram assim, a chance de desenvolver o quadro é grande.

A etnia também tem influência neste processo , pessoas de pele mais escura apresentam maior propensão ao aparecimento de olheiras. Quem têm a pele mais fina 
também sofre, pois a transparência deixa mais visível a área escurecida.

O que fazer?

Além da velha e boa compressa de chá de camomila frio é uma arma tradicional e eficaz para contrair os microvasos sanguíneos na área dos olhos, minimizando a aparência escurecida e inchada. Prepara uma infusão concentrada e deixe resfriar na geladeira por pelo menos 1 hora antes de usar. Aplique em pads de algodão prensado e cubra a região das pálpebras, descansando com os olhos fechados de 15 a 20 minutos. Além da sensação deliciosa de frescor, o alfa-bisabolol contido na camomila vai proporcionar a ação calmante e trazer conforto para essa delicada pele. Já a apigenina, um pigmento amarelado contido na planta, também ajudará a clarear a área.

Diasfaaaarça.....

Para disfarçar as olheiras e bolsas  instantaneamente é  necessário apelar para as novas fórmulas de corretivos cosméticos. Para acertar na cor que vai proporcionar um visual adequado,  escolha um produto com um tom bem próximo ao da sua pele.
Passe em volta de toda a pálpebra dando batidinhas com o dedo ou com uma esponja, espalhando até o canto externo dos olhos. ara apagar o brilho oleoso do produto, use o pó solto ou aplique uma base e retire o brilho com papel absorvente.

Contenha e evite

Por incrível que pareça alguns alimentos comuns podem piorar o quadro das olheiras. Evite ingerir temperos que aumentam a vaso dilatação periférica, como pimenta, cravo, canela, gengibre ou alho. Se você é fá de uma boa pimentinha, escolha as mais suaves, pois o potencial estimulante é menor.

E claro que sempre vale lembrar que boas e bem dormidas noites valem pontos importantes para banir as olheiras.

Lembre-se sempre que Beleza inteligente é o resultado de bons hábitos de saúde!